Verdadeira e falsa religião.

(Antes de ler o comentário, ler Atos 17.16-34).
Quando Paulo chegou em Atenas ficou indignado porque a cidade estava cheia de ídolos.
Que eu também fique indignado com a idolatria no meu coração e nas pessoas à minha volta.
Que eu combata a idolatria com a Palavra, embora tais idolatrias venham de versículos isolados da Bíblia.
Esta indignação de Paulo o levou a discutir na sinagoga e na praça com judeus e gregos tementes a Deus.
Atenas era o centro da cultura, inteligência, filosofia e artes plásticas da época; e esta cidade de gente culta era muito idólatra.
O interessante é que ali tinha uma sinagoga onde haviam reuniões religiosas; mas estes religiosos daquela cidade não influenciava com um ensino apontando o Deus verdadeiro descrito nas Escrituras.
Essa é a diferença da verdadeira para a falsa religião; além de não ensinarem corretamente as pessoas ainda se levantavam contra quem fazia, que era Paulo.

A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. Tiago 1:27

Além dos judeus religiosos, alguns filósofos se oporam ao Evangelho que Paulo pregava; eram esses os Epicureus e Estóicos.
Epicuro (342-270 aC) tinha vivido antes naquela mesma cidade (Atenas), e sua filosofia tratava de procurar solução para os males da humanidade através do prazer.
Cada um era livre para buscar suas soluções através do prazer que quisesse, ou seja, o importante era ter prazer, e assim pensavam os epicureus.
Atualmente a influência desta filosofia está presente em diversos meios, talvez até dentro de templos ou denominações quando se vê Deus somente como alguém que pode nos propor um bem estar carnal.
A ênfase em cura física ou em bençãos materiais é o que lotam templos, mas o Deus que nos salvou nos salvou da condenação em Cristo, e isso é maior que qualquer milagre.
Já os estoicos eram parecidos com os Fariseus; eles achavam que a solução para os problemas estava na ética humana e moral, por isso não precisavam de Cristo, eles achavam que podiam ser salvos por si.
Paulo porém procurava livra-los destes enganos, o interessante é que chamaram Paulo de tagarela, ou fofoqueiro, enquanto que Paulo procurava anunciar as boas novas a respeito de Jesus.
Quando levaram Paulo ao Aerópogo; local onde eram tratados assuntos de lei e religião, nesta ocasião os atenienses foram lá para saber queias eram as últimas novidades;
bem parecido com nossa sociedade, sempre interessada em achar um "mover" novo, uma moda nova.
Naquele local Paulo ensina ao povo algumas descrições de Deus; 1-Que Ele é invisível, 2-Que Ele não pode ser comparado ou caracturado com uma imagem de ouro, prata ou qualquer coisa.
Paulo usa até um poeta não crente para ilustrar que nossa vivência e mobilidade depende de Deus.
Paulo anuncia o Juizo de Deus que viria um dia, e fala da ressurreição de Cristo.
No final, uns creem e outros zombam, e depois Paulo sai da cidade.
Resumindo:
Existe verdadeira e falsa religião, e verdadeiros ou falsos religiosos, e se somos verdadeiros, temos que viver e crer no que Paulo pregou e demonstrou em Atenas.
Abandonar idolatria, Ter fé no Deus invisível, depender de Deus, crer na ressurreiçaõ de Cristo, aceitar as boas Novas de Jesus.
(Baseado em Atos 17.16-34).

Marcos servo de Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.