Salmo 44 de cabo a rabo.

O salmo 44 tem visivelmente duas partes; a primeira do versículo 1-8 e a segunda do versículo 9-26.
A primeira parte (1-8) é muito conveniente, fala de vitórias e prosperidade de épocas passadas concedidas por Deus (Vers.2).
O triunfo de Israel que o salmista corretamente diz que não foi devido à espada humana, ma sim por causa do amor de Deus por eles.
Isso é vibrante e muito festivo.
Porém no final versículo 8 tem uma palavra hebraica interessante (Selah em traduções antigas, ou [Pausa] na NVI).
Selah em hebraico é uma expressão usada em poemas ou musicas para identificar uma pausa, ou mudança de ritmo, ou diminuição de ritmo.
Em partituras musicais atuais existem expressões como; moderato, andante, adágio, allegro, melancólico.
Mesmo sem ter conhecimento musical quando lemos o Salmo 44 de cabo a rabo vemos que existe uma parte alegre e outra parte triste.
A segunda parte (9-26) é marcada por um tom de lamentação, vejamos a intensidade desta mudança de allegro para triste:

Mas agora nos rejeitaste e nos humilhaste; já não sais com os nossos exércitos.
Salmo 44.9

Derrota militar; a Bíblia de Jerusalém da o título para este Salmo de Elegia nacional.
Elegia é uma espécie de poema lírico de conteúdo triste ou melancólico, mas também sabemos que é um Salmo didático dos descendentes de Corá; aquele que tinha se levantado contra Moisés.
Esta segunda parte deste Salmo, que fugimos por tendência humana a gostar de alegrias e prosperidade; é importante ressaltar um versículo repetido por Paulo em Romanos 9.36, e neste contexto de Romanos, Paulo fala de perseguições, fome, nudez, perigo e espada.

Contudo, por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro.
Salmo 44.22

No final o Salmo termina com frases como (Porque escondes teu rosto Deus? E esqueces nosso sofrimento e aflição?).
(Resgata-nos por causa de tua fidelidade).
Nossa cultura popular é interessante, os programas de auditório exibido nos domingos à noite são caracterizados por piadas, alegrias e prosperidade, como mostra a letra musical abaixo:
Que seja mais esse dia
Todo de amor e alegria.
Que seja mais esse dia
Todo de amor, de amor, de amor e alegria.
(2x)
Hevenu Shalom Aleichem
Hevenu Shalom Aleichem
Hevenu Shalom Aleichem
Hevenu Shalom, Shalom, Shalom Aleichem (2x)”
(Shalom – Sílvio santos).
Desejo por coisas boas, mas o que são coisas boas? O que a letra diz, ou o que Paulo diz? Ou o que a segunda parte de Salmo 44 diz?
Uma coisa é certa; tudo contribui para o bem dos que amam a Deus.
Para entender como o positivismo humano está enraizado em nossa cultura; até a frase Ordem e Progresso em nossa bandeira veio do positivismo filosófico.
O positivismo propõe valores completamente humanos para resolver os problemas, assim rejeitando a teologia e metafísica, coisas invisíveis.
Logo, se Deus é invisível, não é útil, seguindo a linha de pensamento positivista; o que importa é o bem estar humano.
Mas a Bíblia nos mostra que Deus não se importa em trazer bem-estar para o ser humano, mas sim salvá-lo eternamente.
Portanto é preciso reavaliar nossos anseios e intenções ao nos aproximar de Deus; temos que ir a Ele visando o perdão de nossos pecados e não um mordomo que nos traz bem-estar.
Se precisarmos de cura, emprego ou dinheiro; peçamos a Deus, mas antes disso vamos pedir forças para resistir com fé em Cristo seja qual for a situação.
Deus nos abençoe nisso em Cristo cujo a Graça nos basta.


Marcos servo de Cristo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.